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Estudo sugere que a rotina de exercício e manutenção de peso, melhora a forma física do cérebro à medida que envelhecemos

Do que se trata :

– Manter uma rotina de exercício à medida que envelhecemos pode ser uma proteção maior do que a perda de peso, quando se trata da saúde do cérebro,

– Um dos elementos que ajuda na função cerebral parece ser o controle sobre as suas escolhas de exercício, o que pode ajudar a mantê-lo (a) consistente e motivado.

– O exercício ajuda o cérebro de várias maneiras, mas a rotina e o objetivo de manter o peso mesmo que seja acima ou abaixo, parece ser mais importante do a diminuição de peso.

À medida que envelhecemos, a saúde cognitiva torna-se cada vez mais importante. Mas poderá a gestão do peso ser um fator para atingir este objetivo? Um estudo recente em Alzheimer e Demência descobriu que a capacidade de manter um peso estável pode ser um elemento significativo para a saúde cerebral à medida que envelhecemos.

“A estabilidade no IMC ao longo do tempo parece ser protetora, com uma taxa mais lenta de declínio cognitivo, e isso era verdade tanto na cognição global como nas funções cognitivas específicas”, diz o autor principal Michal Schnaider Beeri, PhD, da Escola de Medicina Icahn no Monte Sinai.

SOBRE O ESTUDO

Os investigadores analisaram quase 16.000 adultos mais velhos que foram submetidos a um rastreio da demência durante um período de cinco anos e descobriram que aqueles com alterações significativas no IMC – que representavam um aumento ou diminuição de 5% – tinham uma maior probabilidade de declínio cognitivo.

Há um valor clínico no rastreio da alteração do IMC, especialmente à medida que envelhecemos, uma vez que é simples de medir.

– MICHAL SCHNAIDER BEERI, PHD

Isto era verdade independentemente do estado do IMC no início, incluindo as categorias de peso normal ou abaixo do peso. Uma razão pela qual o IMC estável pode ser protetor é que o corpo é provavelmente mais capaz de manter o equilíbrio com outros marcadores de saúde importantes, como a pressão arterial e o colesterol, diz a Dra. Beeri.

“Pesquisas anteriores também indicam que a estabilidade do IMC está associada a menos fragilidade, incapacidade, e mortalidade precoce”, acrescenta ela. Portanto, existe um valor clínico no seguimento da alteração do IMC, especialmente à medida que envelhecemos, uma vez que é simples de medir”.

NO ENTANTO,

No entanto, se o excesso de peso é prejudicial ou útil para a saúde do cérebro durante o envelhecimento ainda está, na realidade, em debate. A Dra. Beeri diz que ela e outros investigadores demonstraram uma maior deficiência cognitiva e demência com maior IMC em participantes idosos em estudos anteriores. Por exemplo, um estudo observou que a circunferência da cintura está correlacionada com uma cognição mais fraca em mulheres idosas com diabetes tipo 2.2

Outro estudo, após mais de 450.000 pessoas com obesidade durante um período de 12 anos com início a meio da vida, encontrou uma associação entre obesidade e demência para alguns grupos etários, mas o risco diminuiu à medida que as pessoas foram envelhecendo. Nessa investigação, as pessoas com mais de 80 anos de idade com obesidade tinham de facto menos risco de demência do que as de um grupo de controlo não obeso.3

“Nós e outras pessoas mostrámos mais dificuldades cognitivas e demência com maior IMC na velhice, mas algumas não encontraram associações ou até menor risco de demência em adultos idosos obesos”, diz a Dra. Beeri. “Além disso, a perda de peso também tem sido associada a um maior risco de demência”.

Movimento sobre a perda de peso
Dados os resultados do estudo recente, é possível que, em vez de nos concentrarmos em mudanças de peso significativas para uma melhor saúde cognitiva e uma vida mais longa, a ênfase, à medida que envelhecemos, deve inclinar-se mais para a melhoria da aptidão física e da mobilidade. Isto pode ser verdade mesmo com a obesidade.

Esta foi a conclusão de uma revisão de investigação de 2021 na revista iScience, que analisou estudos que examinaram a redução do risco de mortalidade associado à perda de peso, em comparação com a atividade física. Esta revisão concluiu que o risco era menor com a atividade física, segundo o co-autor do estudo Glenn Gaesser, PhD, na faculdade de soluções de saúde da Universidade Estatal do Arizona.4

De facto, o Dr. Gaesser sugere que as pessoas podem beneficiar de uma abordagem neutra em relação ao peso que se centra na aptidão para a saúde, em vez de perda de peso ou gestão do peso. Quando alguém se torna mais fisicamente ativo, o peso corporal pode diminuir, mas em muitos casos não muda, diz ele. Isso pode ser frustrante para aqueles que fazem da perda de peso um objetivo principal.

[Uma abordagem neutra em relação ao peso] elimina a perda de peso da equação quando se trata de melhorar a saúde.

A concentração noutros objetivos como melhor mobilidade, melhoria da função, e estabilidade de peso poderia ajudar a manter a motivação. A concentração noutros objetivos como melhor mobilidade, melhoria da função, e estabilidade de peso poderia ajudar a manter a motivação. Outro fator importante, acrescenta, é que não é preciso muito para ver melhorias em áreas como o controlo do açúcar no sangue e a pressão sanguínea.

“Temos dados que mostram que apenas 2 minutos de caminhada de moderada a média por hora pode melhorar o açúcar no sangue, por exemplo”, disse ele.
Mesmo a simples redução da duração da sessão diária traz benefícios. Mas o Dr. Gaesser diz que uma melhor opção é tornar o exercício de intensidade moderada a moderada num hábito regular.

 

Resumindo na nossa visão

Por este novo estudo quando se trata de manter a saúde do cérebro, as flutuações de peso podem causar declínio cognitivo mais rápido à medida que envelhecemos. Concentrar-se na estabilidade do peso e enfatizar o movimento pode trazer maiores benefícios do que a perda de peso.

Sempre comentamos aqui na OVER FIT que a perda de peso não deve ser o foco de treino, a estabilidade e força para praticar as coisas do dia a dia são mais importantes do que ficar bonito (a) pelado (a) 😂.

Se você estiver interessado em desenvolver um novo regime de exercícios, converse primeiro com um profissional de saúde para determinar quais atividades são melhores para você.

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